RSS Feed for This PostCurrent Article

#JornalismoMetô: Teatro e palestras nas escolas explicam a importância do SAMU em Santo André

Publicado no RR Online

Em 2012, alunos visitados vão receber gibis sobre primeiros socorros

ELDER MONTEIRO
Da Redação

Com a apresentação de palestras nas escolas, a cidade de Santo André é destaque no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o site do Ministério da Saúde, o programa é tido como um exemplo para todo o país.

Segundo a coordenadora do programa SAMU nas escolas, o projeto teve início em abril de 2011, quando foi realizado um levantamento e verificado que a maior parte das pessoas que passam trote aos SAMUS eram crianças.“O programa abrange as crianças de quatro a 13 anos, em que são apresentadas peças teatrais e de fantoches sobre o nosso serviço e a explicação de que o trote é um crime”, disse Verônica Dias.

De acordo com a coordenadora do projeto, as crianças são importantes para a divulgação do trabalho do SAMU. “Através das crianças conseguimos passar as informações aos familiares e com a divulgação deles, o programa acaba atingindo toda comunidade”, falou.

A atividade desenvolvida pelo Nepu (Núcleo de Educação Permanente de Urgência) visitou mais de 10 mil alunos, em um total de 40 escolas, entre elas, municipais, estaduais e particulares, no ano de 2011. Para o ano que vem, o programa terá material ilustrativo.

“Os gibis servirão para indicar quais são os primeiros socorros, e, além disso, haverá um jogo de tabuleiro, com o objetivo de mostrar em quais ocasiões se deve acionar o SAMU e sua importância para a sociedade. Pretendemos visitar cerca de 14 mil crianças em 2012”, ressaltou Verônica.

Após a visita inicial nas escolas, as professoras verificam a necessidade de um enfermeiro ir até o local, para dar uma palestra sobre primeiros socorros.

Nas palestras são abordados temas como prevenção de acidentes domésticos e de trânsito. Além disso, temas como insuficiência respiratória, convulsão, desmaio, febre, atropelamento, corte, acidente odontológico e ferimentos oculares também são destacados.

Samu_2

Palestras de primeiros socorros são realizadas pelo SAMU – Foto: Divulgação

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Share

Trackback URL

RSS Feed for This PostPost a Comment