RSS Feed for This PostCurrent Article

Humor de usuários no twitter é melhor de manhã

Matéria da Galileu

Estudo prova que o bom humor das pessoas diminui no decorrer do dia

Aqueles tweets que você escreveu reclamando da vida ou comemorando a chegada do fim de semana podem ter ajudado sociólogos a mapear o humor das pessoas ao redor do mundo. Os pesquisadores Scott Golder e Michael Macy, da Universidade Cornell em Nova York, analisaram os tweets de 2,4 milhões de usuários para saber como as pessoas se sentiam no decorrer do dia. Foram estudados mais 509 milhões de mensagens, vindas de 84 países diferentes entre fevereiro de 2008 e janeiro de 2010.

Gráfico feito pelo New York Times a partir da pesquisa

Eles usaram um software que analisa a linguagem usada, e procura por emoções positivas e negativas no texto. A conclusão é que o humor das pessoas varia de forma bastante similar ao redor do mundo e nas diferentes culturas. Pela manhã, as pessoas costumam estar bem mais felizes, mas essa alegria passa com o correr do dia e com as obrigações do trabalho e da escola. O mau humor cresce no período da tarde, com pico às 16 horas. Somente no final do dia o bom humor volta aos usuários da rede social.

Os cientistas também descobriram que o humor piora conforme a semana passa, só melhorando no final da tarde de sexta-feira. Sábado e domingo são os dias mais felizes, quando o humor matinal dura duas horas a mais.

Não é a primeira vez que uma pesquisa tenta medir as variações de humor, mas elas nunca haviam sido feitas com um alcance tão grande, englobando tantos países. Além disso, as pesquisas anteriores eram feitas com base em questionários, nos quais os voluntários tinham de recordar suas emoções em dias anteriores. E essas lembranças estão longe de ser tão precisas quanto o tempo real do Twitter.

Share

Trackback URL

RSS Feed for This PostPost a Comment