RSS Feed for This PostCurrent Article

Uma calçada da fama em São Bernardo

A Cidade da TV: Exposição Cultural da História da Televisão Brasileira.

Ivete Rui (Reproduções)

A Cidade da TV: Exposição Cultural da História da Televisão Brasileira. Este será o título do Museu da TV que a Cidade da Criança, em São Bernardo, abrirá nos próximos meses. A fachada é monumental. Pensa-se em colocar telas modernas, televisores ao ar livre de dimensões enormes, à prova de chuva. Embaixo, a calçada da fama, para homenagear os veteranos da televisão, entre os quais Gloria Menezes e Tarcisio Meira, de tantas gravações feitas em São Bernardo no início de suas carreiras.

Percorremos com Luiz Francfort e Antonio de Andrade, um a um, todos os espaços do museu em instalação. Sr. Luiz é quem acompanha, em nome do Aquário de São Paulo, a criação do museu, em São Bernardo. Na retaguarda, uma equipe de pintores, artistas plásticos, pensadores. Os artistas plásticos idealizam bonecos em tamanho natural que representarão os nossos artistas.

Elmo Francfort, sobrinho do Sr. Luiz, dirige a Pro-TV de Vida Alves. Ele sempre quis fazer algo lúdico e cultural, daí o envolvimento da Universidade Metodista. O Museu da Televisão Brasileira em São Bernardo não será apenas um ponto de visitação, mas de cultura, aprendizado, debates. Há um auditório com mais de 100 lugares para isso

A parceria da Umesp e Pro-TV começou em 2005, nas comemorações dos 55 anos da televisão. Alunos produziram um programa resgatando a memória da TV, com a participação de Vida Alves e César Monte Claro, outro pioneiro. O resultado foi mostrado durante um almoço em São Paulo que reuniu artistas de várias gerações. O maior sucesso.

Na sequência, o professor Antonio de Andrade criou dois programas na Rádio Metodista, só para trazer o pessoal que fez a televisão no Brasil. Resultado: mais de 50 gravações, hoje parte integrante do acervo do Museu da TV em fase de instalação.

Share

Trackback URL

RSS Feed for This PostPost a Comment