Brasileiros preferem fast food aos restaurantes tradicionais

Publicado na Exame

Pesquisa da Shopper Experience recolheu informações sobre os hábitos dos consumidores do país em relação ao serviço de alimentação

Cerca de 74% dos brasileiros afirmam que preferem ir a fast food ao invés dos restaurantes tradicionais. A informação é da pesquisa Fast Food no Brasil, conduzida pela Shopper Experience, com mais de cinco mil de consumidores do país entre 18 e 55 anos.

O levantamento indica que o sabor dos alimentos é o fator que mais atrai os consumidores (56%), seguido pela higiene e organização do local (27%). Apesar de apenas 3% dos entrevistados considerarem o elemento preço decisivo, 23% dos participantes afirmam que este é um dos fatores que precisam ser melhorados nas redes de fast food.

Entre os restaurantes mais frequentados pelos consumidores brasileiros aparece em primeiro lugar o McDonald’s (44%), seguido por Subway (17%), Burger King (8%) e Habib’s (7%). As lojas instaladas em shopping centers são a preferência para a maioria dos entrevistados (70%), a frente dos pontos de venda nas ruas (25%) e dentro de estabelecimentos comerciais (5%).

Em relação à frequência de consumo nestes restaurantes, cerca de 28% dos brasileiros fazem refeições mais de uma vez por semana, 27% vão apenas uma vez no mesmo período e 20% visitam os estabelecimentos uma vez a cada quinzena.

Um total de 13% freqüentam redes de fast food ao menos uma vez por mês e 2% afirmam nunca consumir os alimentos vendidos nestes locais. A maioria dos pedidos é realizada nas lojas e praças de alimentação (85%), seguidas pelo drive-thru (9%) e pelo delivery (6%). O tempo de espera foi outro elemento abordado pela pesquisa.

Segundo os resultados, 48% dos consumidores aguardam até cinco minutos na fila e 32% esperam entre seis e 10 minutos. Outros 9% dos entrevistados exigem atendimento imediato. Para 86% dos participantes, as redes de fast food deveriam oferecer mais variedade nos cardápios.

Além do tempo de atendimento, a disponibilidade de mesas é outro aspecto importante para decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados (86%) já deixou de fazer uma refeição em um restaurante por não haver locais para se sentar.

Share

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>