E se toda a água do mundo coubesse numa esfera? A imagem seria assim

Vanessa Barbosa, na Exame

Ilustração do Serviço Geológico Americano (USGS) mostra que a hidrosfera terrestre caberia numa bola com diâmetro de 1.385 Km, quase a distância entre São Paulo e Pelotas

Mares, oceanos, geleiras, rios subterrâneos, lagos, neves eternas, a água está por todas as partes do planeta sob as mais variadas formas, cobrindo 70% da superfície terrestre. Acontece que quando se compara a disponibilidade deste recurso natural precioso com o tamanho da Terra, surpresa: há pouquíssima água no mundo.

Para dar uma noção visual dessa limitação, o Serviço Geológico Americano criou uma imagem que mostra como seria se toda a água do planeta fosse colocada dentro de uma esfera. De acordo com a projeção, divulgada esta semana, a hidrosfera global caberia numa  “bola” d´água com diâmetro de 1.385Km, um pouco mais do que a distância entre a cidade de São Paulo e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Já em volume, seriam 1,3 milhões de quilômetros cúbicos.

Agora se toda a água do mundo fosse derramada de uma só vez sobre os Estados Unidos, ela deixaria todo o país submerso a uma profundidade de 145 quilômetros – isso é 13 vezes mais fundo que o ponto mais fundo dos oceanos, as Fossas Marianas, no Pacífico, com cerca de 11 mil metros,  local desbravado recentemente pelo cineasta James Cameron.

Dessa perspectiva, parece até muita água. Mas é preciso considerar que mais de 96% é de água salgada dos oceanos. Menos de 4% são recursos de água doce, que garantem a sobrevivência dos 7 bilhões de habitantes do planeta e demais seres vivos. E aí, a situação preocupa. Um estudo da consultoria britânica Maplecroft mostra que o mundo vive um “estresse hídrico” e nem as grandes economias escapam.

Share

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

2 Respostas para E se toda a água do mundo coubesse numa esfera? A imagem seria assim

  1. diva disse:

    agora sim deu pra ver o titanic

  2. Roberto Copeti disse:

    Existe uma falha neste raciocínio.
    Não estão sendo consideradores os milhões de litros de água salgada evaporados diariamente.
    Lembrem que esta água evaporada é potável – já que o sal e outros elementos não evaporam junto – e só se tornam novamente salgadas ao retornar aos mares.
    Estão sendo considerados apenas os 2,5% de água doce considerados “fixos” (rios, lagos, etc).
    Se considerada também a água doce “´ cíclica” o volume é tremendamente maior…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>