Consumo de gordura diminui a tristeza, diz pesquisa
By Alunos Metô on ago 7, 2011 in biológicas + saúde
Estudo usou ressonância magnética para investigar efeitos emocionais. Corpo registra reação agradável mesmo saber que consumiu gordura
Cientistas descobriram a razão para corrermos atrás de um sorvete ou um bolo em momentos deestresse –e isso não tem relação apenas com a sensação agradável ao paladar, mas também com uma sinalização entre o estômago e o cérebro, segundo o estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica.
A pesquisa, publicada na revista Journal of Clinical Investigation, usou exames de ressonância magnética para investigar os efeitos emocionais da injeção de ácidos graxos diretamente no estômago.
Cientistas apresentaram músicas e imagens tristes a um grupo de 12 participantes, antes de injetar ácidos graxos em metade deles, e uma solução salina na outra metade. Com esse método, os pesquisadores ‘driblaram’ a distorção causada pelo estímulo do paladar.
Sem saber qual substância haviam recebido, os voluntários deram notas de 1 a 9 para o seu estado de espírito antes e depois das ressonâncias. Entre os que recebiam ácidos graxos, o ‘índice de tristeza’ caía à metade.
“Consumir gorduras nos torna menos vulneráveis a emoções tristes, mesmo se não soubermos que estamos consumindo gorduras”, disse Lukas van Oudenhove, coordenador do estudo, ao site HealthDay.
Embora o trabalho tenha implicações para a obesidade, a depressão e transtornos alimentares, Van Oudenhove disse que é preciso aprofundar as pesquisas para determinar se as conclusões podem servir no tratamento dessas doenças.
17 Trackback(s)
Post a Comment