RSS Feed for This PostCurrent Article

Editora lança biografia em quadrinhos de Lula

Lula - Luiz Inácio Brasileiro da Silva. Crédito: reprodução

A trajetória pessoal de Lula, de menino pobre a presidente da república, foi narrada num álbum em quadrinhos, que começou a ser vendido nesta semana em bancas de todo o país.

“Lula – Luiz Inácio Brasileiro da Silva” (Sarandi, 48 págs, R$ 4,95) teve tiragem de 37 mil exemplares e inaugura uma coleção sobre personalidades brasileiras.

Segundo a editora, a proposta é publicar uma média de quatro volumes por ano. Os próximos serão sobre Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Giuseppe Garibaldi.

Este número de estreia foi escrito por Toni Rodrigues e teve a arte do veterano Rodolfo Zalla, argentino que desenhou de tudo um pouco no Brasil, de terror a livros didáticos.

***

A obra narra a vida de Lula numa ordem cronológica. Mostra a infância pobre em Garanhuns, em Pernambuco, a migração para São Paulo, os primeiros serviços, o acidente que o levou a perder um dos dedos da mão, a vida sindical, as greves.

O álbum abordou também alguns temas delicados, como a  convivência difícil com o pai e a filha Lurian, fruto de um relacionamento com a enfermeira Míriam Cordeiro.

O assunto Lurian foi explorado à exaustão na eleição presidencial de 1989, ano em que Lula disputou o cargo pela primeira vez. O pleito foi vencido por Fernando Collor de Mello.

O lado político, no entanto, foi pouco aprofundado. As candidaturas presidenciais, a primeira vitória, em 2002, e a reeleição, em 2006, foram resumidas nas três páginas finais.

***

A obra termina com uma mensagem de Lula, com data de 10 de agosto deste ano, feita especialmente para a publicação. A presença da carta é destacada, inclusive, na capa.

No texto, ele diz que o álbum em quadrinhos narra “a história anônima de milhões de brasileiros e brasileiras que enfrentam incontáveis adversidades e conseguiram vencer”.

O presidente também agradece a todos os que o ajudaram a chegar onde chegou. E finaliza com um ar de fim de mandato.

“Apesar do muito que ainda falta ser feito, vou concluir o mandato com a sensação do dever cumprido”, diz.

***

A mensagem foi ideia de Lula, segundo a editora. A Sarandi havia enviado a biografia a Brasília com o intuito de conseguir permissão para publicação. Conseguiu a meta e a carta.

“Ele não só não vetou como achou que seria interessante se manifestar na obra”, diz Aloma Carvalho, ex-professora e uma das sócias da empresa.

A biografia de Lula é o primeiro trabalho em quadrinhos da Sarandi. A editora tem um catálogo voltado a obras ligadas ao ensino.

“É uma ideia que a há muito tempo nos persegue: incorporar a linguagem dos quadrinhos nos nossos livros didáticos”, diz.

***

A ideia se tornou real quando Aloma e o sócio, o também ex-professor Francisco Arruda Sampaio, foram contatados pelos autores, com o projeto da coleção.

Segundo ela, também foi dos quadrinistas a proposta de estrear com a biografia de Lula, que já teve a história contada em livro e no filme “Lula, o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto.

Os próximos volumes terão texto de Toni Rodrigues, mas não serão desenhados necessariamente por Zalla. A ideia é haver um rodízio de autores na arte.

Não é a primeira vez que uma coleção narra a vida de figuras históricas em quadrinhos. O tema já foi objeto de série publicada pela extinta editora Ebal.

Por Paulo Ramos [Via Blog dos Quadrinhos]

Share

Trackback URL

3 Trackback(s)

  1. From Ana Cristina | nov 17, 2010
  2. From Emmanoel Messias | nov 17, 2010
  3. From Thiérri Parmigiani | nov 17, 2010

RSS Feed for This PostPost a Comment