Recomendado pela Capes, Metodista lança Doutorado em Educação. Inscrições já estão abertas

Publicado no ABC do ABC

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de sete vagas para o Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Lançado neste ano e pertencente à Faculdade de Humanidades e Direito, o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo foi recentemente aprovado e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com conceito 4.

Dentro da área de concentração Educação, são oferecidas duas linhas de pesquisa: Políticas e gestão educacionais e Formação de educadores. A primeira investiga e analisa ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacionais; já a segunda investiga os processos formativos e a ação de professores, coordenadores e outros educadores, em diferentes abordagens teórico-metodológicas, nos diferentes níveis de educação formal e modos de educação não-formal.

Aprovação e recomendação da Capes

O Doutorado em Educação da Metodista é uma grande conquista para a Instituição e para a região. Academicamente, trata-se de passo natural dentro de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação que, funcionando desde 1999, obteve conceito 4 na avaliação da Capes por dois triênios seguidos.

“Nestes 13 anos, o Programa titulou mais de 300 mestres, em suas duas linhas de pesquisa e vinha sendo solicitado a tomar esse compromisso. Esse é o grau de prioridade que a Metodista, como instituição, dá à Educação e à qualidade diferenciada pelos valores e pela excelência acadêmica que buscamos alcançar”, explica a professora Roseli Fischmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

O Doutorado em Educação da Metodista foi o único do País aprovado neste ano, e é o primeiro do Grande ABC e Baixada Santista, sendo que poderá atender também os limites da cidade de São Paulo que se encontram desatendidos para esse nível de Pós-Graduação stricto sensu, assim como outras cidades, como do Vale do Paraíba e mesmo outros estados.

Sintonia com a Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Metodista trabalha em sintonia com a Graduação, gerando ganhos de ambos os lados. Os professores atuam nos cursos de Pedagogia e no Programa de Licenciaturas, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em que os docentes e pesquisadores têm a oportunidade de ter contato direto com o ensino na rede pública da região.

“A experiência acumulada em mais de 13 anos do Mestrado em Educação, aliada à renovação estruturada e o enriquecimento proporcionado por essas parcerias no interior da Metodista e com Secretarias de Educação e outros órgãos governamentais e não-governamentais são fatores de fortalecimento da pesquisa, ensino e extensão que se irradiam a partir do PPGE, com ganhos para todos”, afirma a professora Roseli.

Uma vez recomendado pela CAPES, o Doutorado em Educação iniciará seu funcionamento ainda no ano acadêmico de 2012, iniciando de imediato as inscrições ao processo seletivo e inaugurando suas atividades no início de dezembro, com oferta de disciplinas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 30 de outubro a 20 de novembro de 2012, das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira e no sábado, das 8h às 11h30, exceto feriados, na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP.

O processo de seleção é formado por uma prova escrita, exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, avaliação do projeto de pesquisa e currículo e entrevista.

Confira o edital no site do Programa: www.metodista.br/poseducacao. Mais informações: [email protected]

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>