7 filmes para inspirar a arrancada final do ano na carreira

Talita Abrantes, na Exame

Ainda faltam pouco menos de quatro meses para o réveillon. Mas não é preciso estar há muito tempo no mercado corporativo para saber que o último quadrimestre do ano tende a ser o mais pesado em termos de resultados a entregar.

Para cumprir os objetivos anuais da companhia, equipes de todo o país tendem a apertar o pé na reta final do ano. Mas como manter o pique neste contexto?

“O segundo semestre tende a ser mais nervoso do que o primeiro. As pessoas ficam mais ansiosas, com mais problemas para administrar as demandas e o tempo”, afirma a coach de carreira Jaqueline Weigel.

Para ajudar você nos últimos metros até a chegada, EXAME.com consultou especialistas em comportamento profissional e listou 7filmes inspiradores para momentos em que as metas parecem inalcançáveis ou para quando elas até estão próximas mas falta fôlego.

Minhas tardes com Margueritte

O filme gira em torno da relação de amizade construída entre o solitário Germain e a nonagenária Margueritte. “Os líderes se esquecem de construir vínculos duradouros com a equipe”, afirma Fátima Motta, da F&M Consultores. “A poesia do filme traz este toque: não é só o jogo, não é só a conquista”. Acima de tudo isso há as pessoas. E é preciso dar real valor para elas.

Minhas tardes com Margueritte
Diretor: Jean Becker
Ano: 2010
Duração: 140 minutos

Tempo de Mudança

A partir de depoimentos de personalidades como Sting e Gilberto Gil (entre tantos outros), o documentário tece sugestões sobre como transformar o mundo em que vivemos em uma realidade mais sustentável.

Apesar da pegada mais ecológica, segundo a coach de carreira Jaqueline Weigel, o longa trás muitos paralelos com a vida profissional. “Mostra a nossa relação com o tempo e a questão da desigualdade de recursos. Com isso, nos faz refletir sobre como cada um precisa administrar o tempo com mais sabedoria”, afirma. “A abundância de recursos pode ser pior ou mais desestimulante do que a escassez deles”.

2012: Tempo de Mudança
Diretor
: João G. Amorim
Ano: 2011
Duração: 85 minutos

Um Domingo Qualquer

Em algumas carreiras, o tempo é perverso. E os jogadores do time de futebol americano Sharks de Miami sentem isso na pele. Após três derrotas consecutivas, eles precisam agir rápido para mudar sua sina.

“Quando há uma pressão por resultado, o líder é essencial para puxar a equipe para esta meta. O resultado é construído passo a passo. Juntos, é possível chegar lá”, afirma Fátima.

Um domingo qualquer
Diretor
: Oliver Stone
Ano: 1999
Duração: 165 minutos

Coach Carter

Em Richmond, na Califórnia, Ken Carter retorna para o colégio em que estudou na adolescência para atuar como técnico do time de basquete.

“O filme mostra o quanto você precisa ficar firme no que você acredita e nos seus valores para, em momentos de pressão, não trair a si mesmo nem à empresa”, diz Fátima.

Coach Carter
Diretor: Thomas Carter
Ano: 2005
Duração: 136 minutos

Invictus

O longa conta a história de Nelson Mandela (Morgan Freeman) recentemente eleito o presidente da África do Sul, um país dividido devido ao apartheid. O time de rúgbi que tem Francois Pienaar (Matt Damon) como capitão da equipe sul-africana tem o desafio de vencer a Copa do Mundo de Rúgbi que estava sendo realizada pela primeira vez no país.

Invictus
Direção: Clint Eastwood
Duração: 134 minutos
Gênero: Drama

À procura da felicidade

Chris Paul Gardner Gardner era vendedor de aparelhos médicos que estavam em decadência no mercado. Com apenas 21,39 dólares no bolso e vivendo em albergues com o filho, ele decidiu se tornar corretor de ações.

A trama retrata o período em que ele atuou em um estágio não remunerado de uma grande corretora. E mostra como ele se tornou milionário.

“A persistência, a expectativa de que as coisas vão dar certo: é o que as pessoas precisam aprender”, afirma Gilberto Guimarães, autor do livro “Liderança Positiva” (Editora Évora)

À procura da felicidade
Diretor
: Gabriele Muccino
Ano: 2006
Duração: 117 minutos
Gênero: Drama

Desafiando gigantes

Grant Taylor é treinador de futebol americano que mantém um currículo medíocre – de raríssimas vitórias. Mas que descobre suas próprias competências e no seu papel, como líder, para desafiar a própria equipe. “As pessoas sempre podem ir além quando acreditam na voz do líder”, diz Fátima.

Desafiando gigantes
Diretor: Alex Kendrick
Ano: 2006
Duração: 111 minutos

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>