Steve Jobs planejava iPad há 30 anos, revela gravação

Reportagem do Macworld publicada no IDGNow

Áudio de discurso do cofundador da Apple feito em 1983 traz referência ao tablet lançado em 2010. Ideia sobre App Store também é citada em apresentação

Uma fita cassete original e inédita com um discurso feito por Steve Jobs em 1983 revela que a Apple já estava pensando no iPad e na App Store há quase trinta anos.

O discurso, feito durante a Conferência Internacional de Design em Aspen, nos EUA, já havia sido documentado, mas a sessão de perguntas e respostas havia sido deixada de lado. Agora, o blogueiro de tecnologia Marcel Brown digitalizou o conteúdo para o mundo poder ouvir.

“Estamos lançando muitos computadores aí no mercado que podem ser usados de modo separado, uma pessoa, um computador”, disse Jobs na época. “Mas não vai demorar muito antes de você ter uma comunidade de usuários que querem juntar todos eles. Porque, no final das contas, os computadores serão uma ferramenta para comunicação.”

“A estratégia da Apple é muito simples”, continua o ex-CEO da Apple no evento. “O que queremos fazer é lançar um computador incrivelmente ótimo em um livro que você possa carregar com você e aprender a usar em 20 minutos. É isso que nós queremos fazer e queremos fazer nos próximos 10 anos. E realmente queremos fazê-lo com um link de rádio para que você não precise conectá-lo a nada e esteja em comunicação com todas essas bases de dados e outros computadores.”

jobsdiscursofita01.jpeg

A ambição de Jobs criar um tablet nos anos 1980 demorou 27 anos para se concretizar já que o iPad foi lançado em 2010. Alternativamente, o executivo também poderia estar se referindo a um MacBook, mas, como notado pelo The Next Web, ele falava sobre computadores portáteis.

O cofundador da Apple também falou sobre uma ideia que eventualmente viraria a App Store. “Para onde nós vamos as coisas serão transmitidas eletronicamente pela linha do telefone. Assim quando você comprar um software…vamos enviar tons pelo telefone para transmitir diretamente de um computador para outro, é isso que vamos fazer.”

Outros destaques da gravação incluem a previsão de Jobs de que as pessoas em breve passariam mais tempo interagindo com seus computadores do que com carros, e seu comentário sobre reconhecimento por voz ser algo difícil de dominar.

A gravação pode ser ouvida no blog de Marcel Brown.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>