RSS Feed for This PostCurrent Article

O que vem a ser Transmarketing?

Ao iniciar meus estudos na área de Comunicação, uma dúvida sempre me inquietava: por que, em algumas organizações, as Relações Públicas são vistas como uma questão secundária e o Marketing é tão exaltado?

Com o passar do tempo, pude observar que isso se deve à falta de entendimento de algumas organizações, e que o Marketing e as Relações Públicas podem e devem trabalhar conjuntamente para o alcance dos objetivos das organizações.

E eis que me deparo com um termo que explica exatamente a necessidade desses dois “sistemas”, como define o saudoso Waldyr Gutierrez Fortes em seu livro “Transmarketing: Estratégias avançadas de Relações Públicas no campo do marketing”: o marketing “é voltado para as estratégias de conquista de mercados, detectando, prognosticando, servindo e satisfazendo as necessidades do consumidor.” Já a área de Relações Públicas “dedica-se ao relacionamento público das organizações, tendo em vista a harmonia entre o interesse público e privado”.

Transmarketing vem a ser a fusão entre conquistar o mercado vendendo seus produtos e serviços satisfazendo o seu consumidor e criar um relacionamento com esse público.

Esse termo foi criado pelo professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade e tornou-se público pela primeira vez em 1991, num artigo publicado n’O Estado de S. Paulo.

Onde trabalho, o transmarketing é praticado; temos um setor de Comunicação e Marketing, onde as Relações Públicas e o Marketing trabalham em conjunto. Além disso, com a implantação das redes sociais, foi criado um veículo de interação com o cliente, e a organização busca, através do monitoramento e retorno do que é publicado, uma melhoria em relação aos nossos produtos e serviços.

Cabe ao Relações Públicas implantar oportunidades que visem à participação dos públicos nas decisões que os atinjam.

E quanto ao profissional de Marketing nesse processo? Visite a parte complementar deste artigo em O Melhor do Marketing e confira!

Andrea Gomes, no A Bordo da Comunicação

  • Share/Bookmark

Trackback URL

1 Trackback(s)

  1. From Ludimila Costa | ago 3, 2010

RSS Feed for This PostPost a Comment