RSS Feed for This PostCurrent Article

Professores de estatística fazem previsão de resultados da Copa usando probabilidade

Até agora, cálculos de professores da UFSCar acertaram 53% dos resultados. Números indicam Espanha como mais provável campeã por Bruno Aragaki

Desde que a Copa do Mundo começou, no departamento de estatística da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a TV vive ligada e só se fala de resultados de partidas. A diferença é que para esses professores, o mundial é assunto de pesquisa científica. Há cinco anos, eles desenvolvem uma ferramenta que, até a quarta-feira (16), havia acertado 53% dos resultados.

Pode parecer pouco. Mas chutadas ao acaso, as chances de alguém prever corretamente o resultado de um jogo são de 33%. “É uma chance de acerto em três possibilidades: derrota, empate e vitória”, explica Franscisco Louzada Neto, um dos integrantes do projeto “Previsão Estatística Copa 2010″.

Veja aqui a probabilidade para Campeões da Copa do Mundo 2010.

Com modelos estatísticos similares aos usados para calcular a probabilidade de um remédio falhar ou de um cliente dar calote no banco, professores e estudantes de pós-graduação calcularam a sorte das seleções em cada duelo. Assim, traduziram em números as expectativas de levar a taça: a Espanha é a mais provável campeã, com 18,97% de chance, seguida por Holanda, 13,59%, e Brasil, 10,26%.

ERROS
“Começou com uma brincadeira no laboratório. Usamos conceitos matemáticos para interpretar eventos esportivos e conseguimos um índice de acerto muito bom na Copa de 2006″, explica Louzada Neto, que também é coordenador do Centro de Estudos do Risco da UFSCar.

Estatística e risco? “Com cálculos de probabilidade e outros recursos matemáticos, conseguimos medir o ‘risco’ de alguma coisa acontecer. É um conceito importante na estatística”, explica o professor.

As probabilidades foram calculadas levando em conta o histórico dos duelos, o ranking de seleções da Fifa e palpites de jornalistas esportivos. Ao fim de cada rodada, os dados serão atualizados e as probabilidades recomputadas. Ainda terá de ser incluído no sistema, por exemplo, que a Espanha, com 67% de chance de vencer e 14,8% de empatar com a Suíça, perdeu.

“A estatística toma a realidade e a revela em números. Quando eles mostram que um time tem 80% de chances de ganhar, o dirigente do outro precisa criar táticas para aproveitar os 20% de probabilidade que lhe restam para empatar ou conseguir vitória”, diz Louzada Neto. Ou, como um passarinho anda dizendo por aí, “o jogo só acaba quando termina”.

fonte: Guia do Estudante

  • Share/Bookmark

Trackback URL

1 Trackback(s)

  1. From Thiago Mendanha | jun 19, 2010

RSS Feed for This PostPost a Comment