CNJ afasta juiz de MG que chamou Lei Maria da Penha de “conjunto de regras diabólicas”
By Thiérri on nov 9, 2010 in diversos
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu nesta terça-feira afastar por pelo menos dois anos um juiz de Sete Lagoas (MG) que considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha em diversas ações contra homens que agrediram suas companheiras, alegando ver na legislação “um conjunto de regras diabólicas” e dizendo que “a desgraça humana começou por causa da mulher”.
Por 9 votos a 6, o conselho decretou a disponibilidade de Edilson Rumbelsperger Rodrigues, pena prevista na Lei Orgânica da Magistratura, que considera “grave” a atitude de um magistrado, mas não o suficiente para levar a aposentadoria compulsória.
Durante o período, ele receberá salário proporcional ao tempo de serviço e poderá pleitear a volta ao trabalho após dois anos de afastamento. A maioria dos conselheiros seguiu o relator, Marcelo Neves, ao entender que Rodrigues deveria ser afastado por usar em suas decisões uma linguagem discriminatória e preconceituosa.
Em sua defesa, o magistrado afirmou em uma nota divulgada no início do processo, que não ofendeu ninguém, apenas se posicionou contra a legislação “em tese”.
A divergência foi proposta pela conselheira Eliana Calmon, que propôs uma censura ao juiz, com a aplicação de um exame de sanidade mental, ideia que não prevaleceu.
A Lei Maria da Penha (nº 11.340) é considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica. Sancionada em agosto de 2006, a legislação aumentou o rigor nas penas para agressões contra a mulher no lar, além de fornecer instrumentos para ajudar a coibir esse tipo de violência.
Seu nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia, agredida seguidamente pelo marido. Após duas tentativas de assassinato em 1983, ela ficou paraplégica. O marido, Marco Antonio Herredia, só foi preso após 19 anos de julgamento e passou apenas dois anos em regime fechado.
Em uma das sentenças proferidas por Edilson Rodrigues, porém, a lei é chamada de “monstrengo tinhoso”, seguida das seguintes considerações: “Para não se ver eventualmente envolvido nas armadilhas dessa lei absurda, o homem terá de se manter tolo, mole, no sentido de se ver na contingência de ter de ceder facilmente às pressões.”
Ele também afirma que “a vingar esse conjunto de regras diabólicas, a família estará em perigo, como inclusive já está: desfacelada, os filhos sem regras, porque sem pais; o homem subjugado”.
E conclui: “Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher, todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem (…) O mundo é masculino! A ideia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!”.
Fonte: Folha.com
DR ABRAO | nov 11, 2010 | Reply
OLA VC ESTA COLOCANDO A MATERIA SOMENTE EM PARTE… TEM MAIS COISAS, ATE PORQUE O PIOR NAO FOI ELE QUE FALOU, MAS O CONSELHEIRO QUE PROFERIU UMA BLASFEMIA CONTRA DEUS! COMPLETE SUA MATERIA E ESCREVA O PRONUNCIAMENTO DE TODOS.
Edmilson Cavalcante | nov 14, 2010 | Reply
OLÁ!
É melhor ler esse tipo de reportagem do que ser cego ou analfabeto, esse cidadão foi altamente infeliz com suas declarações o sr. Edilson Rumbelsperger Rodrigues com certeza desconhece até Deus devido o cargo que ocupa ele pensa que está acima do bem e do mal o mundo não é dos homens mal mas unicamente dos bons a Mulher tem que ser protegida devido a burrice do homem que se acha dono de tudo até da mulher. O homem não tem nada melhor do que a Mulher pelo contrário quando ele não sabe valorizar aquela que está ao seu lado a todo momento. Esse juiz está na funcão errada ele precisa ser demitido do cargo. O homem que não respeita a mulhor é um infeliz e tenho pena dele por ser machão e todo machão é digino de pena. todos os homens que pensam e agem assim são uns ignorantes da Lei de Deus.
Que Deus e o Mestre Jesus continue a iluminar a todos nós seus filhos para um dia nos tornamos homens de Bem.
Um abraço a todos
atenciosamete
Edmilson Cavalcate
Edmilson Cavalcante | nov 14, 2010 | Reply
OLÁ!
Por favor denunciem todo tipo de arbitráriedade dos Juízer e de todas as autoridades para todos saberem quem verdadeiramentes são. Pois, eles fazem o que quem e não são punidos. A Lei é para TODOS mas, só os que roubam galinhas e comidas são presos que Lei é essa? Que só enxergam quem tem dinheiro? E os pobres não é enchergados? Porque? AH! Não é a LEI são os juízes que são míupes na hora de aplicar a Lei devido outros interesses. Que pena o preço virá depois por nossos erros e acertos. Aquem não quiser acreditar é só pagar para ver.
Um abraço
Edmilson Cavalcante