8 dicas para evitar spams no Facebook
By Thiérri on abr 18, 2011 in diversos
O Facebook está bombando muito, mas isso você já sabe. Agora é preciso se preparar para enfrentar as consequências do sucesso – no caso, o aumento de spams. O site tem se empenhado contra essa tendência: em 2010, conseguiu cortar 95% deles na plataforma. Mas a cada dia surgem novas táticas e, por mais que acreditemos estar mais espertos, acabamos caindo em furadas vez ou outra. Quem não teve o mural inundado por posts daquele aplicativo que dizia revelar os amigos que mais bisbilhotavam seu perfil? Era um golpe, é claro. Teve gente que foi marcada como stalker de pessoas que nem lembrava conhecer. Mesmo assim, dezenas de milhares de usuários caíram. Para evitar que coisas como essa aconteçam de novo, conversamos com especialistas em segurança virtual e reunimos algumas dicas para te ajudar a ficar ainda mais atento.
1- Denuncie os spams que receber
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa F-Secure, 49% dos usuários recebem spam em seu mural. Isso sem contar o que chega via mensagem particular. A boa notícia é que o Facebook tem ferramentas de filtro que permitem sinalizar as mensagens indesejadas. Faça uso disso. “Muitas pessoas recebem spam, mas não fazem nada. É importante utilizar o filtro para denunciá-los porque o Facebook impedirá que eles sejam enviados novamente para você ou outras pessoas”, explica o especialista Flávio Carvalho, da empresa de segurança Arcon.
2- Não clique em qualquer link
Algo que está se tornando frequente no Facebook são os scams – links publicados em seu mural que supostamente trariam algo do interesse do usuário mas que, quando clicados, levam a uma pagina falsa. Esses links sempre prometem algo que interessa à pessoa. Por exemplo, para crianças, dizem algo sobre Justin Bieber. Já os velhinhos recebem com mais frequência links prometendo descontos em viagens e cruzeiros. O objetivo até pode ser instalar um vírus no computador da vítima, mas na maioria das vezes o interesse do cracker é simplesmente roubar informações que estão na sua página de Facebook. A partir daí, ele monta uma base de dados de usuários ativos e com preferências definidas para os quais enviará outros spams no futuro. “Acredito que essa é a principal fonte dos spams que as pessoas recebem”, afirma Flávio Carvalho. E fique atento porque esses links podem aparecer no seu mural por meio de perfis desconhecidos, mas também através de seus próprios amigos que, eventualmente, também foram vítimas do link falso.
3- Cuidado com os links encurtados!
Muitos dos links de scam chegam encurtados por meio de serviços como o migre.me para que a pessoa não possa ver o verdadeiro endereço antes de clicar. Assim, tome muito cuidado e, se desconfiar de um link, não clique. Se foi postado por um amigo e você está na dúvida, pergunte antes. Se ele veio de um desconhecido… Bem, aí é melhor não clicar de qualquer forma, né?
4- Use aplicativos com moderação
No geral, aplicativos não podem acessar seus dados sem que você autorize. O problema é que, na maioria das vezes, nós nos empolgamos tanto com o que eles prometem que autorizamos isso sem ler os termos e condições. “É preciso cuidado porque eles podem passar seus dados para terceiros. Se você usa aplicativos indiscriminadamente, vai receber mais spam. Não que seja necessariamente algo perigoso, mas vai ocorrer esse incômodo”, diz Flávio. Não precisa parar de usar aplicativos – alguns são muito legais, mesmo. Mas preste atenção ao que ele pede de você em troco. Se parece exigir um acesso muito grande ao seu perfil e você não conhece o seu autor, o melhor é não usá-lo.
Caso tenha usado e se arrependido, vá para o gerenciador de aplicativos do Facebook (que está no menu superior direito, em conta > configurações de privacidade) e revogue o acesso dele ao seu perfil. Os especialistas também dizem que é bom fazer isso mesmo com aplicativos que você não usa mais, porque assim você deixa de ser considerado um usuário ativo por ele e diminui as chances de receber spam.
5- Não saia dando um “like” em qualquer site
Hoje, qualquer site pode ter aquele botão de “curtir” do Facebook. Mas evite clicar neles se você não tem certeza de que a página é confiável. Fazendo isso, você fornece para aquela fonte o seu perfil e confirma que ele é ativo – o que, novamente, o inclui em uma base de dados para receber spams.
6- Cuidado com os “likes” escondidos
Pois é: nem sempre o botão de “curtir” está visível na página. Outro método de scams no Facebook é o chamado clickjacking ou likejacking, que acontece quando um usuário clica em um link e é levado para uma página falsa (geralmente imitando o YouTube) com um botão escondido. Assim, clicando em qualquer lugar da página você terá “curtido” aquele link e ele será publicado no seu feed de notícias. Então, todos os seus amigos que ficarem curiosos e decidirem conferir o que é aquilo cairão no mesmo golpe e irão propagar o spam para cada vez mais gente. Muitos ataques de clickjacking têm usado o nome de celebridades como Justin Bieber ou Charlie Sheen para atrair as pessoas. “Mas o Likejacking é uma falha de segurança do Facebook. O botão “like” deveria ter sido desenhado de uma forma que não permitisse isso. É preciso que seja corrigido pela empresa”, diz Flávio Carvalho. Se você caiu nesse truque, apague imediatamente as publicações enviadas automaticamente pelo site no seu mural para evitar que outras pessoas também cliquem ali.
7- Não se exponha demais
Às vezes, as redes sociais dão sensação de que se está em um ambiente seguro e fechado ao qual só seus amigos têm acesso. E aí as pessoas acabam publicando ali informações ou fotos que não compartilhariam com desconhecidos. Mas você sabe que esse raciocínio está errado, né? “O usuários do Facebook têm, em média, 120 amigos. O que você publicar ali pode ser compartilhado por qualquer um deles, que têm outros amigos também. No fim, isso pode cair nas mãos de pessoas que não têm a mínima ligação com você”, explica Ascold Szymanskyj, vice-presidente da F-Secure para América Latina. Isso sem contar que existe, nas suas configurações de privacidade, a opção de permitir que todos os amigos dos seus amigos tenham acesso a seu perfil. Tenha sempre isso em mente antes de publicar qualquer coisa.
8- Edite suas configurações
Não há como evitar que seus amigos te marquem em fotos, mas dá para tornar as marcações visíveis apenas para você e impedir, assim, que sejam publicadas no seu mural de modo que outras pessoas vejam. Vá em conta > configurações de privacidade. Selecione a opção “Personalizar configurações” e vá para “Itens que outros compartilham”. Em “Fotos e vídeos nos quais fui marcado”, clique em “Editar configurações” e selecione “Personalizar”. Aí, selecione “Somente eu” e salve. Assim, você não ajudará a propagar spams caso seja marcado por aplicativos como “veja quem stalkeia seu perfil”.
Via Super Listas
5 Trackback(s)
Post a Comment